PREPARADORES VOCAIS

Canto Popular e Canto Lírico

Pê Lopes

Professor de Canto

Pê Lopes é cantor e foi destaque na oitava edição do The Voice Brasil de 2019, da TV Globo, tendo como técnico Lulu Santos.

Natural do Rio de Janeiro, Pê tem vasta experiência no cenário musical, se apresentando em diversas casas de show na capital carioca.

Com Licenciatura em Música pela Faculdade de Barra Mansa – RJ, suas aulas buscam o desenvolvimento artístico e a educação musical dos alunos através de metodologias pedagógicas, trabalhando em diversas áreas como a musicalização infantil e adulto, técnicas de canto e preparação vocal, improvisação, instrumentação, criação, história da música e das artes.

Débora dos Santos

Professora de Canto

Começou a cantar com 5 anos de idade na igreja e com 8 anos já tinha uma banda com músicos profissionais que deram suporte e experiência. Sua família de músicos profissionais teve grande influência em sua carreira, ganhando aos 8 anos de idade o seu primeiro livro de música –  Bona, de seu tio que era Maestro.
Aos 9 anos começou a tocar órgão e aos 15 anos iniciou seus estudos em canto.

Formanda em Música Negra (Black Music, Blues, Negro Spiritual, Jazz, R&B e outros), pelo Instituto Voz Negra pelo professor Izabêh, estudou Canto Clássico e Fonoterapia para profissionais do Canto pelo Instituto INVOZ.

Participou de Corais, acompanhou cantores em shows e gravações de artistas como Robinson Monteiro e constantemente trabalha como Backing Vocals em estúdios e gravadoras. Ministra Workshops voltado para o Canto Solo e Coral em diversas igrejas no Brasil, sendo arranjadora dos corais e Ministério de Louvor da igreja “O Brasil para Cristo” há mais de 13 anos.

Larissa Ruiz

Professora de Canto

Estudou Canto Lírico na Escola Municipal de Música de São Paulo – Fundação Theatro Municipal e Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim).

Já aos 4 anos de idade ingressou no coral da igreja no bairro onde morava, sendo a mais nova corista, já se apresentando em diversos eventos.

Aos 15, iniciou seus estudos na Faculdade e Conservatório Souza Lima onde estudou Jazz, MPB, Gospel, Soul, Blues, Rock e Pop. Em paralelo, montou uma banda junto com seus colegas do Conservatório, na qual tocavam desde jazz a rock e se apresentavam em eventos e bares de São Paulo.

Aos 18 iniciou seus estudos em Canto Lírico para óperas e concertos de música clássica, fazendo parte do coro juvenil da OSESP, onde se apresenta em palcos como a Sala São Paulo, Theatro São Pedro e Theatro Municipal, Escola Municipal de Música de São Paulo – Fundação Theatro Municipal, junto à músicos nacionais e internacionais.

Aprovada também no Projeto “Hospitais Musicais” da EMESP Tom Jobim com o Hospital Santa Marcelina, se apresentando nos hospitais da cidade de São Paulo.

CORDAS

Violão, Guitarra, Baixo, Cavaquinho, Ukulele e Violino

Danilo Nicolaev

Professor de Guitarra e Violão

Guitarrista nascido em Santo André S.P, iniciou os estudos na música aos 9 anos e seu primeiro instrumento foi o violão.

Aos 14 anos iniciou sua trajetória na guitarra quando começou a fazer aulas com um amigo, onde teve acesso a muita informação. Desde então foi buscando conhecimento musical, estudou na FASCS (fundação das artes de são Caetano do Sul). Posteriormente passou pela U.L.M curso ministrado por Mozart Mello e pouco tempo depois fez aulas com Aldo Land em busca de conhecimento na área do Jazz/fusion.

Atuando como professor há 22 anos, com influências de rock, blues, fusion etc., ao longo dos anos vem desenvolvendo meu próprio método de aulas para guitarra e violão popular, contendo 300 páginas, abordando técnica, harmonia, escalas, improvisação, teoria, ritmo, blues, rock, fusion etc…

Suas influências são: Eddie Van Halen, Allan Holdsworth, Scot Henderson, Steve Vai, Joe Satriani, Eric Johnson, Mick Stern, Greg Howe, Travor Rabim, Yngwie Malmsteen, Steve Ray Vaughan, Steve Morse.

“Precisaríamos de várias vidas para aprender todos o segredos da música”

Caio Magno

Professor de Violão e Violão 7 cordas

O cantor e violonista Caio Magno iniciou a sua carreira artística no ano de 2016 ministrando aulas de violão e violão de sete cordas e também fazendo apresentações em teatros e bares tendo como grande influência em seu repertório a música brasileira.

Teve em sua formação grandes mestres como Amilton Godoy, Lívio Macedo, Rogério Caetano, Zé barbeiro entre outros.

Iniciou sua Graduação na UNESP em Licenciatura em Música em 2016. Se apresentou no teatros Céu Parque Bristol, com o grupo de contação de estórias Planeta Cantante. participou da gravação e apresentação de músicas inéditas do grande chorão Jacob do Bandolim com o grupo Fernando Dalcin quinteto no Sesc Pinheiros e Paulicéia Cultural. Gravou e participou do projeto de Serei Luz de Thiaguinho e Banda Natiruts.

Ed Carvalho

Professor de Baixo

Nascido em São Paulo em 19 de outubro de 1971. Músico profissional há mais de 20 anos, tendo iniciado meus estudos em 1988 , na década de 90. Estudou ainda na antiga Universidade Livre de Música, tendo estudado com professores tais como Itamar Collaço e Izaías Amorim, também estudou harmonia e percepção com Maestro Albano Salles, Maestro Julio Cesar e Aída Machado entre outros.

Trabalhou como transcripter na antiga revista Guitar Tablature, foi professor e coordenador da área de popular do Conservatório de São Caetano do Sul , além de ministrar aulas por mais de 10 anos no grupo Harmony – Real Som, unidade Moema. Desenvolveu diversos trabalhos em estúdio ou ainda como sideman, nesse meio tempo tocou em bandas da noite paulista como Mig 25Firerock e Banda Discovery. Trabalhou no projeto Cinematógrapho – Fantasia do Museu da Imagem do Som como coprodutor.

Atualmente trabalha com a banda Mr. Kurk onde é baixista e vocalista além de aulas particulares incluindo o campo de arranjo e produção.

Rafael Ferraz

Professor de Guitarra

Atua na área da educação musical com aulas de guitarra e violão há mais de 10 anos na cidade de São Paulo, possui uma vasta experiência com alunos de diferente faixas etárias desde os mais iniciantes aos mais avançados. Foi autodidata durante os seus primeiros anos de prática instrumental, e posteriormente aprofundou seus estudos com dois grandes nomes da guitarra brasileira: André Martins (Fafá de Belém) e João Castilho (Djavan, Maria Bethânia, Eumir Deodato).

Além de sua carreira com educação musical, atua em gravações e shows. Uma das principais características do seu trabalho enquanto docente é a personalização do conteúdo de aula oferecido para cada aluno, visto que já cada pessoa possui uma vivência única.

Rafael Gimenez

Professor de Guitarra e Violão

Se interessou por música ouvindo o pai tocar piano em casa. Algum tempo depois, investiu sua inspiração para estudar Guitarra e Violão. Grande admirador da arte da composição, orquestração e interação entre os instrumentos, ainda cedo iniciou seus estudos nestas áreas correlacionadas.

Sua formação iniciou-se em uma escola de música livre onde estudou Guitarra e Backing Vocal. Formou-se nos cursos de prática de banda, harmonia e improvisação na antiga ULM, hoje chamada de EMESP. Um ano depois, passou a frequentar o Conservatório Municipal de Guarulhos (2005-2012), obtendo a formação em violão erudito, teoria, percepção e história da música.

De 2010 a 2012, estudou guitarra com Pollaco no Conservatório Souza Lima, formando-se também em harmonia funcional, percepção, contraponto, fundamentos da improvisação e arranjo. Logo após esse período, ingressou na faculdade e graduou-se bacharel em guitarra com habilitação em arranjo e composição pela Faculdade de Música Souza Lima (2012-2017).

Rafael possui mais de 18 anos de experiência e dedicação no ensino musical, com metodologia que relaciona neurociência, psicologia e música com o objetivo de ajudar o aluno a obter resultados usando o próprio corpo (sentidos), estimulando memória, raciocínio e percepção auditiva. Atualmente, Rafael também atua com trabalhos na música instrumental com arranjos, composições próprias e acompanhando cantores no gênero da música brasileira e jazz.

Wace Bass

Professor de Baixo

Envolveu-se com a música aos 10 anos de idade, iniciando os estudos no instrumento bateria. No decorrer da adolescência seguiu aperfeiçoando sua técnica instrumental em cursos livres em outros demais instrumentos como Guitarra, Violão, Saxofone e Teclado.

Iniciou os estudos do contrabaixo elétrico aos 18 anos em curso livre, em sequencia fez aulas particulares com músicos como Márcio Andrene, Valdeci Moura, e Ronaldo Gama. Formou-se no curso avançado de contrabaixo na Escola CFM no Rio de Janeiro.

Formado em Licenciatura em Música pela Universidade UniSantanna, hoje segue aperfeiçoando suas técnicas em Contrabaixo elétrico e Contrabaixo acústico no Conservatório Municipal de Guarulhos.

Já trabalhou ao lado de artistas como Isabel Filardis, Dexter, DMN, Cléber Lucas, Anderson Freire, Renascer Praise, Neguinho da beija-flor, Salgadinho, entre outros artistas de diversos seguimentos musicais, apresentando-se em teatros, cruzeiros, festivais e orchestras.

TECLAS

Piano, Teclado e Sanfona

Marcelo Ahumada

Professor de Piano e Teclado

Compositor e arranjador, nascido no coração da Argentina, na cidade de Córdoba em 1988. Marcelo cresceu no meio musical e herdou as raízes de uma família típica argentina, amantes e praticantes da música como arte.

Iniciou seus estudos em piano aos 6 anos de idade no Conservatório Mozart. De 2008 à 2012 estudou na Universidade Nacional de Córdoba nos cursos de Composição Musical e Aperfeiçoamento em Piano. Além da musica erudita, estudou piano popular com Andres Coppa pianista argentino e harmonia com Evaldo Soares conceituado pianista brasileiro e é autodidata em violão e bandoneon.

Em 2013 se mudou para São Paulo para participar de novos projetos. Se apresenta em eventos particulares e empresariais, tal como o do Congresso de Gestão de Pessoas, realizado no Expo Center Norte.

Compôs diversas trilhas sonoras para programas de TV, entre outros, no programa ELAS (divas do cinema). Participou no dia mundial do tango como pianista do quarteto tango 4, no centro cultural FIESP e no concerto “Argentina em tangos” na biblioteca Mario de Andrade no evento: fim de semana da cultura argentina, pelo consulado gral da república.

Esteve em diversas apresentações nos palcos do brasil como: Tom brasil, bandoneon fest Joinville, teatro Itália, hotel Fasano, Baretto bar, Famiglia Mancini, teatro Bradesco, entre outros.

Com ampla experiência na área de educação musical, é professor de piano popular, erudito e teclado.

Davi Rocha

Professor de Piano Clássico e Popular

Começou os seus estudos de Piano Clássico aos onze anos de idade, com a professora Adilamar, logo após deu sequência aos estudos fazendo aula de Piano Popular com o professor Josué. Nesta mesma época começou a tocar na Igreja Batista (Parada XV de novembro) que foi uma grande escola para o seu desenvolvimento prático na música popular (pop).

Continuou os seus estudos de Piano Popular com o professor Moisés Alves, onde começou a conhecer o “universo” da música instrumental (Jazz e Bossa nova). Neste período foi que nasceu a sua grande paixão pela música instrumental que seria a partir de agora o seu foco de estudo.

Ele também estudou um ano de Piano Clássico no Conservatório Heitor Villa Lobos (São Paulo) e em seguida estudou no Conservatório Souza Lima, onde fez dois anos de Piano Clássico com o professor Miguel Laprano, um ano de Piano Popular com o professor Thiago Ribeiro e concluiu a matéria de Harmonia Funcional com o professor Daniel Maudonett.

Nesta mesma época começou a trabalhar dando aula particular e em escolas de música. Também começou a tocar em eventos, casamentos e acompanhando cantores. Cursou a faculdade de música Unisantanna, que foi determinante para o seu crescimento como Professor de Piano. Tem em seu currículo mais de dez anos de experiência como professor, o que tem habilitado a desenvolver um método de ensino para o Piano Popular que tem obtido excelentes resultados. Tem experiência em trabalhar com alunos com características, idade e objetivos diversificados.

Uma conquista recente como professor, foi que seu aluno, (David Redondo, 11 anos de idade) passou na prova de piano para ingressar na Escola Municipal de Música.

“A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição.”

Maestro Daniel Alcântara

Professor de Piano Clássico e Popular

Professor e maestro, responsável atualmente pela criação e regência
titular da Banda Marcial do Oeste Paulista em fase de formação, destaca-se também por ser o compositor oficial de o seguinte dobrado militar, o “Hino ao Veterano” do Exército Brasileiro.

Sua formação, reconhecimento musical e profissional é através de seu estudo de Licenciatura em Música pela UNINTER e Bacharel em Regência pela FMU, tendo também uma série de cursos de especialização na área musical como arranjo musical, música clássica, musicalização, história da arte, violino, teclado musical, canto e luthieria. Na área de educação musical, possui capacitação e formação em Libras, analise de comportamento aplicada ao autismo, deficiência visual, educação especial e inclusiva, TDAH, atenção e hiperatividade, deficiência intelectual e deficiências múltiplas.

SOPRO

Clarinete, Flauta, Saxofone e Gaita

Ricardo Queiroz

Professor de Saxofone, Venova e Violão

Músico e Educador paulistano com larga experiência no cenário musical brasileiro. Iniciou profissionalmente em 1990, aos 16 anos, tocando e gravando com bandas de rock dos anos 80/90 como Corpuns Pátriuns, Anjo dos Becos, Velhas Virgens, Toy Shop e Avallon.

Em 1998, residindo na cidade do Rio de Janeiro, passou a acompanhar artistas dos gêneros pop e mpb, tocando em diversas casas noturnas, eventos, centros culturais e bares da cidade, dividindo palcos e gravações com vários talentos da música brasileira como, Carlos Malta, Nicolas Krassik, Armandinho, Rodrigo Assad, Bondesom, Emicida, Clara Valente, Pedro Mann, Rodrigo Lampreia, Rodrigo Bento, Edu Krieger, Dadi Carvalho, André Carvalho e por aí vai…

Em 2017 foi convidado pela Yamaha Musical do Brasil a conhecer e demonstrar em vídeos, aulas e workshop a sonoridade e os recursos do VENOVA, instrumento de sopro criado pela empresa japonesa, tornando-se assim o primeiro Professor e divulgador deste instrumento no Brasil.

Carlo Enrico

Professor de Gaita

Desde cedo, Carlo já tinha essa grande conexão com a música, ouvindo as fitas que seus pais colocavam para tocar no aparelho de som. Teve alguns instrumentos musicais de brinquedo, os quais, instintivamente, tirava algumas melodias simples.

Em 2016, comprou o primeiro instrumento, uma guitarra, e em 2017 a primeira gaita. Estudou em uma escola de música próxima ao bairro de sua residência, onde permaneceu por alguns meses, neste período, participou de recitais e apresentações pela escola tocando violão, guitarra e gaita.

Em 2018 ingressou na faculdade para o curso de Licenciatura em Música. Em 2019, iniciou em um projeto social (ONG), a qual tem atuado até hoje como voluntário, ensinando música para pessoas de todas as idades.
Carlo é professor de Gaita com ampla experiência na área, destacando-se por sua abordagem prática e subjetiva.

MUSICALIZAÇÃO INFANTIL

Adriana Bauh

Professora de Musicalização Infantil e Violão

Iniciou seus estudos em violão e guitarra como autodidata aos 9 anos de idade, tendo ingressado logo em seguida na orquestra de violões Mokiti Okada onde permaneceu durante três anos. Participou também da Orquestra de Heliópolis – Instituto Baccarelli durante um curto período, sendo seu instrumento principal o violão e atuando em monitorias para o ensino de música para  jovens e crianças.

É docente de música há cerca de 8 anos e é formada em Arranjo e Composição pela Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), com ênfase em música popular brasileira. Atualmente é estudante do conservatório do Theatro Municipal do Estado de São Paulo – Escola municipal de Música (EMMSP) onde estuda violão erudito.

Estudou com importantes nomes da música brasileira, como Paulo Porto Alegre, Luiz Guello e Hermes Jacchieri.

BATERIA

Bateria e Percussão geral

Caio Ignácio

Percussionista, baterista, cantor, compositor e professor de percussão e bateria.

Participou de trabalhos com: Sá & Garabyra, Marília Medalha, Rick e Martin, Né Ladeiras (Portugal), Sydnei Magal, Guem (Argélia), Andreas Kisser, produziu o trabalho do cantor Alex Rezende entre outros.

Em 1999 excursionou pelo Estados Unidos, tocando em Miami e Nova York, além de apresentações pela TV Norte America. Também fez apresentações pelo Japão com shows em Hamamatsu, Osaka, Kobe, Kyoto e Nara. Participou com show e workshop no “Argentina Drum Festival”, organizado pelo Club de Bateristas da Argentina.

Com o cantor Rick Martin apresentando-se nos programas de televisão “Domingo Legal”, “Hebe” e “É Show”.

Caio Ignácio participou do projeto “Brasil Rock Star” em 2002, tocando com Andreas Kisser e Derick Green (Sepultura), Tôni Belotto (Titâs), Paulo Zinner (Golpe de Estado) e Samuel Rosa (Skank).

Produziu a “1ª Mostra de Bateria e Percussão de MS”, produziu o evento “Percussão para o Novo Milênio”, com vários percussionistas e “O som dos Tambores – segunda Mostra Sul Matogrossense de bateria e percussão”.

Gravou, produziu e participou de diversos programas de TV e rádio como “O som dos Tambores” e “Conexão Jamaica” e diversos outros programas e outros espetáculos.

Para a gravadora inglesa AMG, em parceria com o baterista Duda Moura, gravou CD de loops de percussão brasileira.

Em 2017 foi convidado para dirigir uma ala de Djembes na escola de Samba Vai Vai.

Ganhador do prêmio de melhor Trilha Sonora no Festival de Cinema de Porto Alegre (2003), do filme “Demônios”, dirigido por Cristian Saghard, baseado num conto do escritor Aluízio Azevedo.

Ganhador de dois prêmios Jacaré de Prata, de melhor show e melhor intérprete.

Apresenta o programa “Não me deixe falar sozinho”, trazendo novos importantes da música mundial como Airto Moreira e Flora Purim, Café da Silva, Pedrito Martinez (Cuba), Caro Cohen (Argentina), Ricardo Passos (Portugal), Douglas Las Casas entre outros.

É endorser das marcas Luen Percussões, Le Son microfones e MP percussão.

Lucas Lima

Professor de Bateria

Aos 15 anos começou sua trajetória musical, tendo aulas de bateria com o professor Arcilio Bacci em Serrania/MG. Dois anos mais tarde começou a tocar profissionalmente, mostrando sua forma única de tocar. Na busca por aprimorar seus conhecimentos profissionalmente, aos 18 anos iniciou seus estudos no curso de Música do Centro Universitário do Sul de Minas, o Unis de Varginha/MG onde obteve sua Licenciatura em Música no ano de 2015. Em 2017 tornou-se o professor responsável pelo curso de Percussão e Bateria do Conservatório Municipal Walda Tiso Veiga, em Alfenas/MG. Em sua carreira musical, trabalhou como sideman em diversos projetos de segmentos musicais como rock’n roll, sertanejo, axé, entre outros.

Marcelo Freitas

Professor de Bateria

Marcelo Freitas é formado em música pela Universidade Metropolitana de
Santos (UNIMES), tendo estudado também na ULM (Emesp).

O seu Método o “Manual do Ritmo para o Baterista” faz parte do acervo de pesquisa da Unicamp em Campinas.

De 2008 a 2011 foi colunista e colaborador da “Revista Batera e Percussão” e na Revista Folha Sinfônica de SP.

Acompanhou e gravou com importantes artistas de diversos estilos musicais, entre eles: Jorge Vercillo, Cantor Russo (Astros/Raul Gil), Agnaldo Rayol, Adryana Ribeiro, Altemar Dutra Jr., Sérgio Reis, Luiz Ayrão, Dudu Nobre, Vanessa Jackson , Marciano (João Mineiro e Marciano), Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes, André Garibaldi (ex Circuldô de Fulô), Daniel Nascimento, Brass3, Paulo Catarino (Jazz Trio) entre outros.

No Gospel acompanhou artistas como o Pr. Fernandes Lima, Fabiana Bertolly, Rafael Araújo, Bruna Martins, 4 Tones, Andréia Rocha, Silvia Ker, Samuel Murad, Jesus.com, Canto Pela Paz Festival entre outros. Trabalhou com os produtores Carlinhos Pompom, Gabriel Elvas, José Paulo Soares, Arnaldo Sacomani, Eli Avelar, André Neiva e André Rocha.

Em 2009 realizou o “Timer Drum Festival” (Festival de bateristas) participando de vários festivais como convidado pelo governo do estado de SP.

Foi destaque por várias vezes no “Drum Talk Tv”, a fanpage mais acessada do mundo neste segmento. Participou do “The Better Drummers” em 2020, importante Workshop, transmitido para vários países. Foi foi eleito na votação popular via internet o melhor professor de música do ano da cidade de Suzano SP em 2023.

Marcelo Freitas tem apoio da “Loja Redenção SP”

Desde 2002 descobrindo talentos.

FUNCIONAMENTO E CONTATO

Segunda à Quinta – 10h às 22h
Sexta – 10h às 19h
Sábados – 9h às 14h

E-mail: atendimento@ladobmusical.com.br

UNIDADE ANÁLIA FRANCO

Rua Lucília de Queiroz, 47
Jd. Anália Franco
Cep: 03336-020
São Paulo – SP

fone  (11) 95997-0003

UNIDADE ITAIM BIBI

Rua Tabapuã, 601
Itaim Bibi
Cep: 04530-000
São Paulo – SP
fone (11) 99310-3000

PRÊMIOS E PARCEIROS